Blog

Alternativa às garrafas de vidro

Alternativa às garrafas de vidro

Já é conhecida a dificuldade que as vinícolas estão encontrando para envasar os seus produtos este ano, por conta da escassez de garrafas em vidro no mercado. A indústria de plásticos Saviplast, atenta à esta necessidade desenvolveu uma linha de garrafas pet com características que podem substituir as tradicionais embalagens por garrafas confeccionadas em PET, tipo de resina termoplástica da família dos poliésteres que já domina o mercado como invólucro para uma série de outros produtos.

A aposta da Saviplast vai atender até mesmo os puristas, amantes de um bom vinho, para quem esta ideia pode parecer não ser adequada. A embalagem é mais espessa que o pet tradicional e é capaz de preservar a qualidade obtida na produção de rótulos que saem da vinha prontos para o consumo – aproximadamente cinco anos de safra, nos quais já são empregados o fechamento screw cap, vedante que proporciona um fechamento hermético com o objetivo de bloquear a evolução oxidativa do vinho. A embalagem apresenta cor e forma semelhante ao vidro verde e pode ser também fabricada em cristal, substituindo o vidro transparente que comumente recebe vinhos brancos e rosês e é o que apresenta ainda maior dificuldade de envase hoje aos produtores. Uma característica importante na inovadora solução é o tempo de validade da garrafa que é de dois anos, diferentemente do pet comum que dura apenas nove meses. Assim, não descaracteriza a tradicional forma de envaze nem tira o glamour do produto.

Este tipo de embalagem já vem sendo usado em outros países com a aprovação de enólogos como o do neozelandês, Peter Yealands que garante que não há qualquer problema com esse tipo de engarrafamento e que este é o futuro desse mercado e um caminho sem volta, pois a embalagem em PET, além da praticidade, tem menor custo e a leveza das garrafas resulta numa economia de 85% em comparação com o vidro na hora do transporte. Outra grande vantagem é a sustentabilidade. O fato de serem mais leves diminui em cerca de 50% a emissão de carbono no transporte, de acordo com dados publicados pela revista Super Interessante, e o material pode ser completamente reciclado. Atualmente o PET pode ser transformado em inúmeros produtos, principalmente em tecidos como jeans.

Para facilitar o emprego desta nova embalagem pelas vinícolas, a Saviplast buscou ainda uma parceria com uma empresa que consegue ajustar o maquinário da indústria vitivinícola, ou seja, é uma solução completa que permite ainda o desenvolvimento de garrafas com formatos exclusivos, o que consiste em um grande diferencial da empresa hoje no mercado.

Saviplast é uma empresa caxiense que atua no mercado de sopro há mais de 30 anos, conhecida nacionalmente. Para obter mais informações sobre a empresa, contate o departamento comercial pelo telefone  54 3224.2300.

Leia também

Leia todas as notícias

Receba nossas novidades