Blog

Previna-se contra os golpes dos boletos falsos

Previna-se contra os golpes dos boletos falsos

Certamente você já ouviu falar do golpe do boleto falso, muito comum nos dias atuais, conforme a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), mesmo com o surgimento de novos modelos de pagamento, como pix e cartões de crédito, 75% dos brasileiros ainda preferem usar os boletos como meio de pagamento.

Com base nesta informação, golpistas criam cópias de documentos de cobrança, muito semelhantes aos originais, com o intuito de fazer com que o pagamento das vítimas seja direcionado para a conta bancária dos meliantes. Essa prática criminosa que tem aumentado em cerca 45% nos últimos meses pede atenção e a cautela antes de efetuar qualquer pagamento.

O código de barras do boleto é determinante para identificar fraudes. Os números na parte superior e inferior precisam ser idênticos. Além disso, os três primeiros dígitos correspondem ao código do banco emissor. Se o código de barras não for reconhecido na hora do pagamento é indicado entrar em contato com a empresa emissora para obter uma nova via. 

O código de barras pode ainda estar invertido e o logotipo do banco pode ser diferente daquele que você conhece.

Boletos recebidos por SMS, WhatsApp ou e-mail sem que tenham sido solicitados exigem ainda mais atenção, pois os golpistas enviam boletos falsos por meio desses canais. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa por telefone oficial e confirme o código para pagamento. Solicite uma nova via para garantir a autenticidade do documento. Confira o e-mail remetente.

Prefira sempre pagar seus boletos pelo DDA, conferindo assim os dados do beneficiário. Nos atuais golpes o nome do beneficiário vai expor os dados de quem está praticando o golpe.

Com estas precauções será mais difícil cair no golpe. Compartilhe esta informação.

Leia também

Leia todas as notícias

Receba nossas novidades